sábado, 5 de maio de 2012


Que Pasa?

Este blog é a maneira que encontrei de compartilhar minha experiência com você amigo que me pediu para manter contato, com você leitor conhecido que ficou curioso, com você leitor de passagem que o pesquisador do Google trouxe até esta página.
A experiência que quero compartilhar é uma residência artística que estou fazendo aqui no México, em um Pueblo chamado Amanalco de Becerra(bem parecido com um lugar onde estive no começo do ano chamado Virgínia, em Minas Gerais), em rancho que se chama La Granja Centro Cultural. Um lugar bem pequeno... Aqui vou reencontrar meu trabalho de dança em sombra Eros e Ananke, e vou trabalhar dança em sombras com crianças também.
Mas creio que é uma experiência de arte/vida... porque desde o primeiro dia em que cheguei aqui, muita coisa me passa...
Como é a primeira vez que saio do meu país, estou passando pela sensação de ser estrangeira. Ser estrangeira é algo muito curioso, a forma como as pessoas me olham, ao contrario do que muita gente pensa, não há tantos negros no México, pelo menos não na Cidade do México, e em Amanalco, então aqui sou muito diferente... Junto com noção de ser estrangeira, vem noção de ser turista (o turismo é uma das maiores fontes de renda do México), porque as pessoas me olham e sabem que eu não sou daqui, que estou passeando, logo pensam que tenho dinheiro para consumir tudo o que elas me oferecem, já tinha refletido um pouco sobre as relações predatórias do turismo, mas passar por essa sensação de ser a turista é algo que ainda vou elaborar, porque foi algo que me chocou bastante... desenvolverei mas para frente.
Enfim, estar em um lugar com uma altitude muito diferente, onde me sinto mole e com sono grande parte do tempo, com pouca humidade no ar, ouvindo outros sons a todo momento, com outras referencias culturais e mesmo sociais, me faz refletir muito sobre as coisas que penso, como me posiciono no mundo, sobre as coisas que danço, sobre que sentido tem minha dança e até onde o meu discurso é válido...
Todos esses elementos colocam em dúvida muito do que eu tenho pensado até aqui, a caminho daqui eu li Sidarta, um livro de Hermann Hesse, que se trata de um homem que caminha rumo ao conhecimento, é um livro fantástico, e nessa caminhada ele sempre está começando novamente, é um caminho cheio de dúvidas e de novos começos, e nesse sentido me sinto assim, muito em dúvida, me parece que estou começando de novo, um outro caminho, uma outra forma de ver o mundo, logo de ver/fazer arte...
Brindo-os com uma das primeiras imagens que tomei... e com uma bela canção que conheci aqui...


2 comentários:

  1. Hoho Rose! Que bacana que você está no Mexico. Estou muito feliz por você! Mudar de país deve ser algo bem difícil... mas tudo é novidade. E aproveite cada segundo, adquira muita experiência! Eu também fiquei o dia todo no meu blog... hehehe. não é muito fácil isso aqui, mas aprendo logo! Muito sucesso pra você! Que Deus te ilumine ainda mais! Super beijo! Larissa Vuitika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lari, super valeu!!! Aqui tudo está muito corrido e a experiência é bem cansativa, mas é sublime!!! Agradeço de coração por acompanhar meu caminho... Sorte e Sucesso para você também!!!!Super bjim e aquele abração!!!

      Excluir